Estilistas que ganharam notoriedade graças às suas musas
Não perca PROJECT RUNWAY. Esta quinta, às 22h.
A dupla estilista-celebridade se tornou uma aliança indissolúvel. É cada vez maior o número de criadores que escolhe uma personalidade do show business para expor seus desenhos de moda em eventos de visibilidade internacional.
Nessa parceria, ambas as partes se necessitam e saem ganhando. Por um lado, para o criador em questão, não existe melhor exposição que um evento público. Quando o assunto é um tapete vermelho, o traje é comentado em todos os programas de TV e a foto reproduzida nas revistas de moda que destrincham todas as peças.
Quase a contragosto, o estilista garante uma exposição para si mesmo, a qual, de outro modo, lhe custaria uma fortuna. E, caso acerte o look e seja bem recebido pela opinião pública, o traje em questão se tornará o mais procurado.
As marcas costumam levar em consideração que a intérprete em questão tenha um estilo parecido ao que a marca quer transmitir e, assim, escolhê-la para ser sua modelo e usar suas roupas.
Porém, em alguns casos, a situação é invertida, e as celebridades escolhem os estilistas que querem usar com base em seus valores e acabam os alçando à fama quando decidem usar roupas de criadores que não são os mais famosos do mercado.
Wesley Berryman estreou em setembro na passarela de Nova York com uma marca que incentiva os jovens a se mostrarem tal como são. Lady Gaga transformou em realidade o sonho de Wesley Berryman quando, há algumas semanas, a cantora usou uma camiseta do estilista durante sua participação no programa Saturday Night Live e, desde então, o nome desse jovem nova-iorquino não sai dos jornais americanos.
O estilista Christian Siriano era conhecido nos Estados Unidos por se tornar o mais jovem ganhador do reality show Project Runway em 2008. No último mês de julho, Michelle Obama usou um vestido azul de corte simples desse jovem de 30 anos. A ex-primeira dama não só se destacou por usar um traje desenhado por um americano, mas também apoiou uma marca que fabrica roupas para mulheres com tamanhos que vão além do GG.
Seu nome também foi mencionado durante o verão americano quando ele vestiu Leslie Jones, a atriz de “Os Caça-Fantasmas”, que reclamou que nenhum estilista queria fazê-lo por causa de seu tamanho. Siriano desenhou em tempo recorde um vestido vermelho de seda, inspirado em “Uma Linda Mulher”, que acabou sendo o centro das atenções na estreia do filme.
Em 2015, as roupas de Juan Carlos Pajares, um jovem de Guadalajara, conquistaram Conchita Wurst, vencedora do Festival Eurovisão da Canção em 2014. A cantora usou três vestidos do estilista. Conchita descobriu Pajares nas redes sociais e se apaixonou por um de seus vestidos. Seu estilista, Thomas Reinbeger entrou em contato com Pajares e eles deram início a uma relação de trabalho bem-sucedida.
A empresa espanhola María Ke Fisherman, fundada pela estremenha María Lemus e seu parceiro, Víctor Alonso, foi uma das marcas que conseguiu triunfar nos Estados Unidos graças a cantoras como Katy Perry, Nicki Minaj, Lady Gaga e Miley Cyrus. A ex-estrela da Disney foi uma das primeiras a vestir uma de suas roupas – para ser mais exato, um vestido de crochê que ela usou de maneira provocativa em um show em Las Vegas.
Que estilista você conheceu por causa de uma celebridade?