Chega de cara fechada! Na moda, alegria agora é a nova tendência (finalmente!)
No mundo da moda é quase uma regra posar para as grandes marcas da época com caras fechadas, preocupadas, quase de desgosto. É que a seriedade das modelos é, há décadas, uma constante: desfiles e campanhas se caracterizam por mulheres de rostos lindos e inexpressivos.
Esse fenómeno peculiar tem uma explicação. Segundo Esther García Capdevila, especialista em alta costura, a imagen projeta a ideia de que o produto oferecido é sério e de qualidade. Além disso, os especialistas em marketing acreditam que mostrar as roupas desta forma as faz parecer inalcançáveis e, assim, aumenta o desejo do público. Porém, Capdevila reconhece que este formato já “tem muitos anos e está desaparecendo, pois acaba sendo entediante”.
Agora, uma nova tendência está chegando para ficar. Algumas das marcas mais prestigiadas do mundo começam a expor, especialmente em seus catálogos online, mulheres felizes e sorridentes.
A mudança, no entanto, é lenta e paulatina. Nos desfiles e nas grandes campanhas de moda, ainda predominam os gestos tristes ou neutros, ainda que eles comecem a se misturar com outras expressões. É que, como explica a influencer francesa Sabina Socol, “a moda não é algo tão sério. É uma indústria, então para algumas pessoas é um trabalho, mas, ainda assim, seu objetivo é levar beleza e diversão ao mundo”.
Muitos são os que celebram o fim da seriedade das modelos, certos de que esta nova moda não somente é o reflexo de uma estratégia comercial, mas também uma mudança de paradigma, no qual se valoriza mais a autonomia e a felicidade das mulheres. De fato, não é por acaso que a tendência não começou nas passarelas, mas nas redes sociais, nas quais mulheres de todos os tipos conseguem alcançar a categoria de modelos estéticos, ao obter a aceitação do público e ganhar milhares de seguidores.
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Fonte: El País
Imagens: ZARA/Reproducción