Salma, a primeira treinadora de uma equipe de futebol masculino no mundo árabe
Salma al Majidi nasceu no Sudão, um país que em matéria de integração esportiva ainda deixa muito a desejar: não conta com uma seleção de futebol feminino sequer.
Por isso, aos 27 anos, Salma teve que tomar a única decisão capaz de lhe permitir viver do esporte que ama: se tornar treinadora!
Hoje ela comanda uma equipe de futebol masculino, a primeira mulher a ocupar um cargo desse tipo em toda África e no mundo árabe.
Vestida com roupas esportivas e coberta com um véu negro, Salma explica que o futebol é sua paixão número um e que precisou aceitar o cargo “porque ainda não há espaço para o futebol feminino no Sudão”. Os jogadores da equipe Al Ahly Al Gadaref, da região de Gadaref, ao leste de Jartmum, a chamam carinhosamente de “irmã treinadora”.
Ainda que o futebol feminino não seja oficialmente proibido no Sudão, a posição social restrita que as mulheres ocupam em uma cultura extremamente religiosa faz com que seja praticamente impossível sua implementação. Pioneiras como Salma podem começar a romper com essas rígidas leis morais.
Tem nova série no ar: QUERO SER TOP MODEL - toda quinta às 22h!
Fonte: El Universo | Imagem: Ashraf Shazly / AFP