Sabia que a cerveja foi criada e dominada por mulheres durante mais de 4 mil anos?
Embora esteja associada aos homens, a cerveja é uma criação essencialmente feminina!
Ao longo dos seus 5 mil anos de história, uma das bebidas mais consumidas no mundo chegou a marcar a transição do período paleolítico para o neolítico, junto com o início do cultivo de grãos.
Pesquisas arqueológicas revelam que as civilizações sumérias e egípcias adoravam deusas (e não deuses) da cerveja, Ninkasi e Menqet, respectivamente.
Um dos primeiros conjuntos de leis escritas da humanidade, o famoso Código de Hamurabi, da Mesopotâmia, proibia cobrar um preço excessivo pelas cervejas em tavernas e fazia referência direta às mulheres que eram donas desses estabelecimentos.
Já no século 5 d.C., as “esposas cervejeiras”, responsáveis pela criação da bebida, colocavam o produto à venda quando havia excesso de produção. Algumas saíam às ruas para vender sua própria cerveja, usando um chapéu comprido característico da época. Alguns dizem que aí nasceu a imagem das bruxas.
Os homens só vieram assumir o controle da produção seis séculos depois disso.
As mulheres perderam espaço na produção de cerveja quando a bebida passou a ser um negócio lucrativo e começou a ser fabricada em larga escala, especialmente com a chegada da Revolução Industrial.
"A cerveja passou a ser conhecida como bebida masculina só depois de começar a ser produzida por homens", diz Teri Fahrendorf, mestre cervejeira há três décadas.
"O trabalho em equipe que existia antes na produção de cerveja desapareceu, e as mulheres passaram a ter uma nova imagem: modestas, virginais, casadas. De repente, a cerveja deixou de ser 'feminina'."
Elas voltaram a ter participação na produção de cerveja somente nas décadas de 1960 e 70, quando as grandes cervejarias passaram a ser uma alternativa real de emprego.
Hoje, a luta é para superar o marketing associado à bebida, essencialmente machista e quase sempre objetificador do corpo feminino.
Tanto que no mercado encontramos até “cervejas diferenciadas” para mulheres, mais fracas e adocicadas – o que, para as verdadeiras apreciadoras da bebida, não faz qualquer sentido.
Hoje, pesquisadores da Universidade Stanford, nos EUA, descobriram que 20% das cervejarias abertas em 2014 tinham uma mulher entre os fundadores. Outro levantamento, da Brewers Association mostra que 31% dos consumidores de cervejas artesanais são mulheres.
Fonte: HuffPost | Imagem: Christo Anestev / Pixabay