Reino Unido proíbe propagandas deste tipo
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O Reino Unido, formado por Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, não poderá mais divulgar propagandas que reproduzam estereótipos de gênero. A Advertising Standards Authority (ASA, na sigla em inglês) vetará, a partir do próximo ano, propagandas que reforcem os estereótipos de gênero e as que fazem piadas sobre pessoas que não se enquadram neles.
“Embora a propaganda seja apenas um dos muitos fatores que contribuem para a desigualdade de gênero, normas publicitárias mais rígidas poderão desempenhar um papel importante na luta contra as desigualdades e na melhora dos resultados para os indivíduos, para a economia e para a sociedade em conjunto”, declarou Guy Parker, diretor executivo da ASA.
Desse modo, com as novas diretrizes, os personagens masculinos arrogantes e dominantes, assim como as mulheres submissas e frágeis, deixarão de aparecer nas propagandas vistas pelos britânicos. Também não aparecerão meninos e meninas estereotipados e praticando “atividades somente para meninas” e vice-versa.
O órgão regulador tomou essa decisão após um relatório sobre as reações do público britânico diante dos conteúdos publicitários. Tudo começou há dois anos, quando houve uma onda de protestos por causa de um anúncio de um produto para emagrecimento que foi considerado socialmente irresponsável. A polêmica suscitada pela propaganda veio após a proibição da utilização de modelos que pesem menos do que é considerado saudável pela medicina e por retratar menores de idade de maneira provocativa.
Desta vez, eles foram mais longe e pretendem ser, em parte, responsáveis pela mudança de mentalidade com relação aos papéis de gênero.
Você conhece alguma propaganda sexista que gostaria que fosse proibida no Brasil?