Quem é a piloto que salvou 149 pessoas de um desastre aéreo
Para 149 pessoas, o dia 18 de abril foi provavelmente o mais difícil de suas vidas.
O voo 1380 da Southwest Airlines havia decolado de Nova York com destino a Dallas e, vinte minutos mais tarde, a 9 mil metros de altura, os passageiro ouvem um barulho assustador, seguido de um forte chacoalhão.
O pior estava para acontecer: uma das turbinas havia explodido em pleno voo.
Pedaços que saíram dali atingiram o compartimento de passageiros, estilhaçando uma das janelas. A passageira Jennifer Riordan, de 43 anos, teve o corpo parcialmente sugado para fora da aeronave e ficou gravemente ferida.
O avião sofreu despressurização instantaneamente. Máscaras de oxigênio foram disparadas e houve pânico na cabine. Por alguns segundos a aeronave voou praticamente de lado, num ângulo de 41 graus.
Na cabine de pilotos, a situação pedia sangue frio e clareza. Por sorte, quem comandava o avião tinha nervos de aço.
Aos poucos, o avião foi retornando ao seu eixo e minutos depois conseguiu fazer um pouso de emergência no aeroporto da Filadélfia.
A aeronave era pilotada por uma mulher: Tammie Jo Shults, de 56 anos. Ela impressionou o mundo com sua calma e frieza para lidar com uma situação tão desesperadora.
O saldo: 149 pessoas a salvo. Infelizmente, a passageira atingida pelos destroços da turbina não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital pouco depois do resgate.
Por seu feito, a piloto foi saudada como heroína nos Estados Unidos. Chegou a ser comparada, inclusive, com o capitão Chelsey Sullenberger, que conseguiu pousar uma aeronave da US Airways no rio Hudson, que banha a cidade de Nova York, em 2009. O episódio ficou conhecido como “O milagre do rio Hudson”.
Nascida no Novo México, EUA, Tammie estudou Biologia e depois de formada entrou para as forças armadas para os EUA. Lá, trabalhou durante 10 anos pilotando aviões de combate – o que lhe rendeu a experiência necessária para lidar com situações-limite.
Não perca a nova temporada de UnReal. Segunda, 22h50.
Fonte: BBC
Imagens: Kevin Garber MidAmerica Nazarene University / Facebook | Amanda Bourman/Instagram