Quanto maior o número de mulheres em cargos de liderança, maior o lucro de uma empresa
A questão de gênero no mundo dos negócios não é somente uma questão de ser ou não ser politicamente ou moralmente correto - é uma questão de lucros!
Uma empresa que aumenta em pelo menos 30% o número de líderes mulheres pode ter um crescimento de 6% em seus benefícios econômicos. A informação foi obtida por especialistas e apresentada no Fórum Mulheres na Liderança, que aconteceu em São Paulo.
A diversidade de gênero deixou de ser somente um termo bonito e se tornou um caminho real para a sustentabilidade das empresas. Hoje, os especialistas dizem que o consumidor está mais atento à presença feminina na frente de qualquer tipo de negócio.
“Se não fizermos nada agora, vão se passar 100 anos para termos equidade na liderança das empresas”, disse a presidente da Schneider Eletric, Tânia Cosentino.
O primeiro passo para a igualdade de gênero nas empresas é incentivar as mulheres a terem coragem de assumir cargos que antes eram essencialmente masculinos.
Algumas empresas já estão dando os primeiros passos nessa direção. A equiparação de salários entre homens e mulheres é um dos maiores e mais importantes. Em algumas companhias, especialmente nos bancos, foram criados programas de incentivo para que as mulheres possam ocupar áreas que são dominadas até hoje por homens, como o setor financeiro, por exemplo.
O processo de igualar gêneros nas empresas requer um debate que também inclua os homens. “Necessitamos gerar empatia para que todos entendam a posição da mulher”, completa Silvia Fazil, presidente da Woman in Leadership na América Latina (WILL), uma organização que se dedica a promover o desenvolvimento de lideranças femininas.
Não perca DANCE MOMS. Sexta, 22h.