Pesquisadora brasileira cria repelente natural contra mosquito da febre amarela
Diante de um dos maiores surtos de febre amarela que o Brasil já viu, um alento: um aerossol natural que protege por até 60 dias da picada do mosquito transmissor da doença.
O produto é resultado de uma pesquisa realizada pela engenheira química Fernanda Checchinato. Ela, que é alérgica a insetos, queria um produto que pudesse ser usado por pessoas que sofrem do mesmo problema.
O spray, chamado Protec, foi desenvolvido pela Aya Tech e traz componentes químicos que são absorvidos pelos tecidos de roupas, lençóis, sofás, cortinas, tapetes e afins. O princípio ativo, a permetrina, é um repelente natural obtido a partir da flor de crisântemo, muito comum no Brasil.
A diferença é que o produto não deve ser aplicado sobre a pele.
O produto permanece por até 60 dias impregnado nos tecidos, desde que não sejam lavados. A substância foi desenvolvida com compostos naturais e água. Ou seja: não agride seres humanos, animais ou o meio ambiente.
Ainda falta a aprovação da Anvisa, o que deve acontecer nos próximos meses. Enquanto isso, dá para obter o Protec no próprio site da Aya Tech. O produto não tem contraindicações.
Essa é uma alternativa interessante para as pessoas que não podem tomar a vacina contra febre amarela.
A empresa garante que o produto também é eficaz no combate à dengue, zica vírus, chikungunya, ácaros, traça, formiga, barata, pulgas, carrapatos, pernilongos, borrachudos, pernilongos, moscas e outros insetos.
Fonte: PEGN
Imagem: Youtube/Reprodução