Inicio

O vídeo polêmico dos pedreiros feministas

Momento Lifetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
O vídeo polêmico dos pedreiros feministas-0

Nos últimos tempos, nós, mulheres, conseguimos mostrar ao mundo a violência verbal que sofremos diariamente pelas ruas. Já era hora! Apesar de ainda estamos muito longe de eliminá-la por completo, a sociedade aceitou chamá-la por seu nome: não são galanteios nem elogios, mas um verdadeiro assédio de rua.

 

Há alguns meses, começou a circular na internet um vídeo que expõe esse problema a partir de uma perspectiva inovadora, o que prontamente causou debates e polêmica nas redes sociais. Trata-se de um anúncio de um alimento que mostra operários em um edifício em construção gritando frases feministas às mulheres que passam por ali.

 

As destinatárias desses comentários apresentam reações de vários tipos, mas sempre positivas: risos, aplausos, palavras de agradecimento, etc. É que escutar na rua dois homens exclamarem frases como “O lugar de uma mulher é onde ela escolhe!”, “Eu gostaria de lhe mostrar o respeito que você merece!” ou “Que você tenha um dia muito produtivo!”, quando, na verdade, estamos acostumadas a comentários ofensivos e grosseiros, é, inegavelmente, uma surpresa agradável.

 

Embora algumas pessoas tenham elogiado a iniciativa da marca, o vídeo teve também seus detratores, já que, no final do anúncio, é possível ler na tela: “Você, quando está com fome, não é assim”.

 


O experimento social dos pedreiros feministas por elhuffpost

 

Essas palavras despertaram um debate acalorado nas redes sociais. Primeiramente, por causa de sua ambiguidade. O fato de os homens em questão terem consumido ou não o alimento antes de se dirigirem às pedestres muda completamente o sentido e a mensagem do anúncio.

 

A verdade é que, se prestarmos atenção, ambas as interpretações são passíveis de críticas. Uma afirma que objetificar as mulheres faz parte do estado “natural” dos homens, e que a fome faz com que eles ajam de uma maneira mais selvagem e agressiva. A outra justifica seu comportamento: se esses pedreiros assediavam e ofendiam as mulheres, é porque estavam com fome.

 

De qualquer forma, acreditamos que, se o vídeo foi capaz de, pelo menos, provocar esse debate, já é algo positivo e uma demonstração de como, lentamente, vão caindo por terra os estereótipos de gênero, que, há muito tempo, comandam nossa sociedade.

 

E você, o que pensa sobre esse vídeo?

 


 

Fonte: El Huffington Post