Inicio

Nettie Honeyball, a mulher que formou o primeiro time de futebol feminino na história

Momento Lifeetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
Nettie Honeyball, a mulher que formou o primeiro time de futebol feminino na história -0

A Football Association, a primeira federação nacional de futebol do mundo e hoje o organismo máximo do esporte na Inglaterra, foi criada em 1863, considerado oficialmente como o ano de início do futebol moderno. Pouco mais de três décadas depois, uma mulher decidiu que já era hora de começar a contar o lado feminino da história. 

Trata-se de Nettie J. Honeyball, nascida em Londres no começo da década de 1870. Em 1894, ela publicou um anúncio em um jornal no qual convidava mulheres a formar uma equipe de futebol. Apesar de se tratar de um anúncio bastante peculiar para sua época, 30 mulheres o responderam. 

Nettie Honeyball, a mulher que formou o primeiro time de futebol feminino na história  - 1

Assim foi criada a primeira equipe de futebol feminino da história: o British Ladies Football Club. Elas começaram a treinar duas vezes por semana com o técnico John William Julian, ex-jogador do Tottenham Hotspur, em um parque da cidade. Pouco depois, a escocesa Lady Florence Dixie, aristocrata, escritora e feminista eloquente, assumiu a presidência do time, e o British Ladies Football Club estava pronto para ir a campo. 

Obviamente, os motivos de Nettie, ao encarar o desafio de formar esse time feminino, iam muito mais além do esporte em si. Em uma entrevista concedida no começo de 1895, ela explicou: “Fundei o clube no final do ano passado com o objetivo de provar ao mundo que as mulheres não são essas criaturas ornamentais e inúteis que os homens pintam”. E, como uma verdadeira visionária, expressou: “Desejo a chegada de um tempo em que as mulheres possam sentar-se ao parlamento e tenham voz na gestão de todos os assuntos”. 

Mas as coisas não foram nada fáceis para o British Ladies Football Club. Após suas primeiras partidas em público, a imprensa se encheu de críticas machistas e degradantes. Como se isso não bastasse, em 1902, a organização britânica de futebol optou por proibir a participação feminina no esporte, o que se sustentou até 1971.  

Por sorte, a sociedade finalmente está colocando em dia as ideias e sonhos de Nettie Honeycomb, cujo legado acompanhará a todas aquelas que escolham, por meio do futebol, seguir rompendo com as barreiras de gênero. 

Você conhecia essa pioneira do futebol feminino?


Tem nova série no ar: QUERO SER TOP MODEL - toda quinta às 22h!


Fonte: 20minutos.es