Entenda porque o discurso de Frances McDormand no Oscar é tão importante para as mulheres
A atriz Frances McDormand ganhou a atenção e os aplausos da plateia da cerimônia do Oscar 2018, realizado em Los Angeles no último domingo, graças ao poderoso discurso que deu após receber a estatueta de Melhor Atriz por seu papel em “Três Anúncios para um Crime”.
“Olhem ao seu redor, senhoras e senhores, porque todos temos histórias para contar e projetos para financiar. Tenho três palavras para esta noite: igualdade de oportunidades”, disse Frances.
Ela não só foi muito ovacionada por seus colegas, como conseguiu chamar a atenção para o termo em inglês, inclusion rider. O dicionário Merriam-Webster afirma que “inclusion”, “feminismo” e “rider” passaram a ser os vocábulos mais procurados após o discurso de McDormand.
Trata-se de uma cláusula que qualquer pessoa que trabalha em Hollywood pode incluir em um contrato, o que obriga aos produtores de um filme empregar um elenco e equipe igualitários no que diz respeito a gênero, etnia, deficiência, sexualidade, etc.
Se, no final, essa diversidade não está presente, o ator ou atriz tem um suporte legal para romper o contrato. No caso de essa medida ser aplicada, ela poderá ter efeitos consideráveis sobre todas as práticas contratuais de um filme.
Uma cláusula desse tipo poderá exigir que o elenco de um filme seja formado por 50% de mulheres, 40% de minorias étnicas, 20% de pessoas com deficiências e 5% de pessoas do coletivo LGBT, por exemplo.
McDormand terminou seu discurso convidando todas as mulheres presentes no evento a ficarem de pé.
“Não falem conosco sobre isso [as histórias e os projetos mencionados anteriormente] nas festas desta noite. Convidem-nos aos seus escritórios em alguns dias, ou vocês podem vir aos nossos, o que for melhor pra vocês, e nós contaremos a vocês tudo sobre eles”, disse Frances.
Não perca a nova temporada de UnReal. Segunda, 22h50.
Fonte: El Tiempo
Imagem: Instagram/Reprodução