Ela foi a primeira mulher em 82 anos a ganhar o “Nobel da Matemática”; conheça sua história inspiradora
A iraniana Maryam Mirzakhani foi a primeira mulher da história a receber a aclamada medalha Fields, espécie de “prêmio Nobel da Matemática”. Em 2014, aos 37 anos, ela quebraria uma barreira existente desde a criação do prêmio, em 1936.
Além de ser uma matemática brilhante, Maryam foi uma revolucionária em seu campo de atuação. Com o que tinha em mãos, criou uma nova linguagem para resolver problemas mais difíceis – incluindo o cálculo de superfícies e objetos curvos.
Além das aplicações em engenharia, as descobertas de Maryam tiveram impacto significativo nos estudos da física que tratam da origem do universo. A matemática também colaborou bastante para desenvolvimento de formas mais eficazes de criptografia.
Maryam é certamente uma inspiração para que mulheres de todo o mundo passem a considerar a matemática como profissão.
Nascida no Irã, Maryam sonhava em ser escritora – até descobrir a magia dos números. Foi ganhando destaque nas olimpíadas de matemática pelo mundo afora até conseguir uma vaga na Universidade de Harvard. Mais tarde, tornou-se professora na renomada Universidade de Stanford, nos EUA.
Em 2017, um câncer de mama tirou a vida de Maryam. Ela tinha 40 anos. Mas seu legado e seu poder de inspirar mais e mais mulheres a conhecer o fascinante universo dos números continua!
É hora de mexer o esqueleto: BRING IT! Toda sexta, 21h30.
Fonte: HuffPost Brasil | Imagem: Stanford News Service/Cortesia