Inicio

A difícil missão de superar as sequelas do câncer de mama

Momento Lifetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
A difícil missão de superar as sequelas do câncer de mama-0

Não perca a nova temporada de  JANE THE VIRGIN. ESTA QUARTA, às 21h10.

 

 

As corajosas sobreviventes do câncer de mama podem garantir: a luta contra a doença vai muito além do aspecto físico. As cicatrizes emocionais também podem ser tão intensas e profundas. Quem não viveu essa situação na própria carne pode até acreditar que eliminar o câncer do corpo é o último estágio da batalha. Porém, depois da doença, vem uma segunda instância em que, além de retomar a vida e as atividades cotidianas, é preciso aprender a conviver com essas experiências recentes e incluí-las na sua história pessoal. E isso é muito mais trabalhoso do que parece.

 

O exemplo de Rita Wilson demonstra claramente essa dificuldade. A atriz passou por uma dupla mastectomia depois de ser diagnosticada com câncer de mama em março de 2015. Poucos meses depois, recebeu uma ótima notícia: havia vencido a doença. Porém, o que veio em seguida não foi só cor de rosa. No início, ela tentou seguir em frente com sua vida e seu trabalho, como se não tivesse acontecido nada, até perceber que, apesar de estar perfeitamente saudável, seu corpo e sua cabeça ainda precisavam descansar. Ela sentia ansiedade, confusão e, na sua mente, ressoava a pergunta: “E se o câncer voltar?”.

 

Finalmente, compartilhando suas experiências e adotando hábitos mais saudáveis à sua rotina, como a meditação e exercícios físicos, Rita foi capaz de se considerar completamente recuperada, tanto física quanto emocionalmente.

A difícil missão de superar as sequelas do câncer de mama - 1

Mindy Cohn, que ganhou fama no final da década de 1970 com a série popular “Vivendo e Aprendendo”, enfrentou uma luta parecida, mas, no seu caso, superar a doença foi muito mais difícil. Durante 5 anos, nos quais o câncer continuava a reaparecer e se espalhar, a atriz manteve seu sofrimento em segredo.

A difícil missão de superar as sequelas do câncer de mama - 2

Recentemente, Mindy revelou sua verdade: “Eu estava frustrada e enfurecida. Não conseguia controlar nada disso, não conseguia solucionar esse problema”. Atualmente, após um descanso merecido, a atriz está cheia de projetos novos e se sente preparada para voltar a atuar. Você conhece experiências como as dessas atrizes? O que você diria a uma pessoa que tem que lidar com as sequelas do câncer de mama?