Defina prioridades e seja feliz com elas
A vida é feita de escolhas, isso não é novidade para ninguém. E nem sempre escolhemos o que queremos fazer, e sim o que precisamos. Dar prioridade para uma ou outra coisa é uma tarefa difícil, parece que a gente não dá conta e está largando de mão. Mas a verdade é essa mesmo. Por isso, tem momentos que a gente precisa largar o osso.
Aconteceu recentemente com a agenda esportiva do meu filho. Ele queria fazer todos os esportes da escola. Todos, até xadrez. Mas teve de escolher três e priorizá-los. Pensa no sofrimento do menino para deixar de lado a turma do vôlei! Não foi fácil, mas as escolhas foram feitas. E ele aprendeu com isso.
Há um tempo, quando me casei, tive que mudar de cidade, mesmo sem querer. Quer dizer, escolhemos mudar de cidade. O momento de trabalho era o do meu marido. Eu queria engravidar e morar perto da sogra seria muito melhor. O custo de vida também faria diferença. Mas a decisão as estava em minhas mãos, disse meu marido. Pensei e priorizei o todo, a família, a nossa vida. Mesmo que isso significasse deixar a minha vontade de lado.
Hoje, é a minha irmã que está indo embora. Mudando de país porque o marido foi transferido. E, assim como eu, ela priorizou a família, a recente união dos dois e a chance que o companheiro teve na vida profissional. É a vida, diriam uns. São as escolhas que fazemos para a nossa vida, diria eu.
Não dá para ter tudo na vida. E, aliás, que graça tem isso? Por isso eu digo: quando fizer escolhas, quando escolher as suas prioridades, olhe o lado positivo, perceba as novas possibilidades e viva as suas escolhas. Você encontrará um jeito de ser feliz com elas.
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae
IMAGEM: Karina Carvalho / Unsplash.com