Inicio

Conheça Jeanette Epps, a primeira mulher afro-americana da Estação Espacial Internacional da NASA

Momento Lifetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
Conheça Jeanette Epps, a primeira mulher afro-americana da Estação Espacial Internacional da NASA-0

Em 16 de junho de 1963, a russa Valentina Tereshkova fez história como a primeira astronauta mulher a viajar ao espaço sideral. Cinquenta e quatro anos depois, o gênero feminino voltou a revolucionar o mundo da cosmonáutica – desta vez, graças à norte-americana Jeanette J. Epps.

 

Em maio de 2018, Jeanette se tornará a primeira mulher afro-americana a fazer parte da tripulação da Estação Espacial Internacional da NASA. Sua história é bastante inspiradora. Quer conhecê-la?

 

Jeanette nasceu em Nova York, nos EUA, em 3 de novembro de 1970, e, assim como muitas crianças, sua infância esteve marcada pelo sonho de ser astronauta. Mas no seu caso, isso acabou virando muito mais que uma fantasia infantil.

 

Segundo contou em uma entrevista, certa vez, aos 9 anos, seu irmão, surpreso com suas boas notas e as de sua irmã gêmea, afirmou que eles poderiam ser astronautas. Nessa época, e pela primeira vez na história, um grupo de mulheres estava sendo selecionado para esse trabalho. Entre elas, estava Sally Ride, a primeira norte-americana a voar no espaço. Esse contexto deu à menina a certeza de que seus sonhos poderiam virar realidade.

 

Ela estudou física na LeMoyne College e, posteriormente, obteve um mestrado e um doutorado em engenharia espacial pela Universidade de Maryland. Por 7 anos, trabalhou na CIA e, em 2009, foi selecionada, entre 3.500 candidatos, para iniciar o treinamento da NASA.

 

Conforme a agência espacial norte-americana anunciou há alguns meses, Jeanette será a engenheira de voo das expedições 56 e 57, que serão realizadas no próximo ano. Definitivamente, um grande passo para a humanidade!

 

Por que você acha que há tão poucas astronautas mulheres?