Ciência explica porque a gente gosta tanto de enviar nudes!
O hábito de enviar nudes é quase universal. Rihanna manda, o cantor Shawn Mendes manda, Isis Valverde manda e até grandes mega-executivos como Jeff Bezos, CEO da Amazon, mandam!
É normal, portanto, que muitas de nós também tenha o hábito de mandar uma ou outra foto mais ousada para aquele crush da internet.
O motivo pelo qual fazemos isso ainda não é 100% claro. Será pura excitação ou há algo mais profundo? Esse hábito difere entre homens e mulheres?
Pois um estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos EUA, está tentando entender as razões por trás (e pela frente) do hábito de mandar nudes. Algumas respostas já foram colhidas.
O motivo mais comum pelo qual mandamos nudes ou seminudes é apenas para provocar a pessoa do outro lado. Essa resposta foi dada por 73% dos homens e 67% das mulheres.
A pesquisa também constatou que 40% dos homens e mulheres enviam fotos sensuais apenas para atender o pedido da outra pessoa.
A amostra foi realizada junto a mil participantes de diversas partes dos EUA.
O que mais surpreendeu os pesquisadores foi o fato de homens e mulheres serem movidos pelos mesmos motivos.
“Ao que parece, os homens também estão sendo pressionados a mandar fotos sensuais”, explica a responsável pela pesquisa, Morgan Johnstonbaugh.
Os trabalhos anteriores que tratam de relações íntimas e sexting [envio de mensagens com teor sexual] mostram que as mulheres sofrem mais pressão para mostrar o corpo que os homens. “É o mesmo padrão que vemos perpetuado na sociedade”.
Por outro lado, as mulheres também usam os nudes como ferramenta de empoderamento e de autoconfiança.
“Às vezes o nude pode servir como uma ferramenta para explorar o corpo e a sexualidade”, explica a pesquisadora.
Outro aspecto interessante: muito mais mulheres admitiram que enviam nudes para que a outra pessoa não perca interesse ou saia à procura de outras.
Esse medo de que o parceiro perca interesse, no entanto, é comum apenas em mulheres heterossexuais.
As lésbicas ou bissexuais têm um sentimento maior de empoderamento ao enviar uma imagem sensual. Isso porque, segundo Johnstonbaugh, a maioria passou por momentos difíceis quanto à sua sexualidade e precisa de maneiras para recuperar o poder sobre seus corpos.
Mas, claro, nem tudo é diversão e sensualidade.
A chantagem e a extorsão em troca da não divulgação de nudes tem se tornado frequente na internet – e nem as grandes celebridades escapam.
Felizmente aqui no Brasil a prática de divulgar nudes é crime graças à Lei Carolina Dieckmann, criada depois que a atriz teve seu email invadido e fotos íntimas vazaram na internet em 2012.
Fonte: HuffPost | Imagens: Alexandr Ivanov/ Tú Anh/Pixabay