Blogueira de hijab é chamada para estrelar comercial de produtos para cabelo
Nos últimos tempos, as marcas começaram a transmitir mensagens mais inclusivas e integradoras, em sintonia com as rápidas mudanças sociais que sacodem o mundo. Por isso, agora é possível ver, nas propagandas de grandes empresas, modelos cujos corpos não cumprem com os padrões hegemônicos de beleza, membros da comunidade LGBT e, cada vez mais, minorias raciais protagonizando anúncios.
A marca francesa L’Oréal convocou a blogueira britânica especialista em temas de beleza Amena Khan para ser a garota-propaganda de um comercial de produtos para o cabelo. Detalhe: ela usa hijab.
A decisão da empresa não demorou a se tornar um trending topic nas redes sociais. Enquanto algumas pessoas comemoravam a iniciativa, em um momento em que a comunidade muçulmana é particularmente atacada por alguns setores da imprensa, outros afirmam que o hijab é repressivo para as mulheres, já que limita suas possibilidades estéticas.
A boa intenção, no entanto, acabou tomando outro rumo.
Internautas trouxeram à tona antigos tweets da blogueira que criticavam fortemente o estado de Israel – o que feria a ideia de tolerância e representatividade que a campanha queria passar. Com isso, ela acabou desistindo de estrelar o comercial.
Amena Khan publicou um pedido de desculpas nas redes e disse que é totalmente a favor da diversidade e da harmonia entre os povos.
Não perca a nova temporada de JANE THE VIRGIN. QUARTA, 21h10.
Imagem: Instagram/Amena Khan