Barbie de Frida Kahlo com traços europeus é barrada na justiça
A mexicana Frida Kahlo não era branca, nem magra nem alta. Mas foi assim que a versão Barbie da artista chegou ao mercado. Até os olhos escuros e a monocelha característicos foram “aliviados”.
A Barbie Frida com traços europeus despertou revolta entre os mexicanos, especialmente entre os parentes da pintora, que entraram na justiça para impedir a comercialização do produto.
Para eles, a boneca não representa a cultura mexicana – que Frida tanto amava e retratava com fervor em suas obras. Também não mostra os aspectos mais fortes da vida da pintora, que viveu a maior parte com deficiência física e questionou tão fortemente os papéis de gênero na sociedade da época.
A justiça atendeu ao pedido e impediu a comercialização da boneca no México. Há ainda alegação de cessão de direitos autorais – que a família assegura que não concedeu, argumento que a fabricante, a Mattel, rejeita.
“Acho que se vamos fazer algo com a imagem da Frida, tem que ser algo bom, algo que não apenas represente a minha tia, mas todo o México”, diz Mara Romeo, sobrinha-neta de Frida.
Até que a questão seja resolvida, as lojas estão proibidas de comercializar a Barbie da Frida.
Tem nova série no ar: QUERO SER TOP MODEL - toda quinta às 22h!
Fonte: Publico
Imagem: Mattel/Divulgação