Alexandre, o Grande pode ter sido o primeiro homem pró-feminismo
As diferentes correntes do feminismo não possuem um acordo se os homens podem ou não ser feministas. Algumas preferem a categoria de aliados e outras acreditam que a luta pela igualdade das mulheres não é assunto para eles. Porém, independentemente do título dado, ao longo da história existiram alguns homens realmente comprometidos com os direitos das mulheres e, ao que parece, o grande conquistador macedônio Alexandre Magno (ou Alexandre, o Grande) foi um deles.
Segundo o jornalista Robbert Bosschart, autor do livro “All Alexander’s Women”, Alexandre cresceu sob a influência de fortes figuras feministas e era partidário da adoção de um modelo parecido ao do Império Persa, no qual as mulheres podiam, diferentemente da Grécia, ser independentes e participar da vida política.
Bosschart afirma que, por esses motivos, Alexandre Magno foi o “primeiro feminista” da história e que, se tivesse tido tempo suficiente para implementar seu projeto, as mulheres não teriam precisado de dois mil anos de lutas.
Não perca a nova temporada de PROJECT RUNWAY: ALL STARS - toda quinta, 21h30!
Fonte: Muy Interesante | Imagem: Berthold Werner via Wikimedia Commons