Quantas vezes mentimos por dia?
De acordo com um estudo da Universidade de Southampton, no Reino Unido, uma pessoa diz, em média, três mentiras em uma conversa de 10 minutos, às quais temos que adicionar várias omissões e exageros.
“Todos nós, seres humanos, mentimos, pelo simples fato de que é impossível dizer toda a verdade”, afirma o especialista Hugo Dvoskin, do Centro de Saúde Ameghino, de Buenos Aires, na Argentina.
Mas o fato de que todos mentem não significa que possamos nos amparar nisso para justificar uma mentira. Porque, na verdade, o que acontece é que há diferentes tipos de mentiras e, dependendo de sua natureza, também podemos julgar sua intenção.
Uma equipe de psicólogos americanos confirmou que nem sempre mentimos por egoísmo. O autoengano e a tentativa de ajudar os outros nos leva a mentir com frequência.
Para a psicologia, não se pode classificar uma mentira sem levar em consideração os objetivos pelos quais ela foi dita e também suas causas, uma vez que, na maioria das vezes, a mentira é dita para obter uma recompensa de nos fazer sentir melhor com nós mesmos e também pela tentativa de evitar certas circunstâncias, se esquivar da realidade e da responsabilidade.
Não perca a nova temporada de UnReal. Segunda, 22h50.
Fonte: La Nación