A história oculta das mulheres que acompanharam Cristóvão Colombo
Segundo os registros oficiais da coroa espanhola, no século XVI cerca de 45 mil colonos chegaram à América, dos quais quase 10 mil eram mulheres.
No entanto, o rumo que essas mulheres tomaram é praticamente desconhecido. Elas não eram somente corajosas e com histórias incríveis de vida, mas também foram fundamentais para a conquista de muitos territórios.
Alguns pesquisadores sustentam que durante a terceira missão exploradora, cerca de 30 espanholas acompanharam o navegante a pedido da rainha Isabel e do rei Fernando, com o objetivo de fazer crescer as novas cidades e estabelecer laços familiares estáveis. Com o tempo, outras 300 seguiram essas pioneiras e, em 1579, a população feminina já constituía quase um terço dos passageiros.
A “Lenda Negra”, que trata da crueldade dos espanhóis, foi responsável pelas mulheres não terem sido retratadas na história e por elas não terem ocupado o lugar que realmente mereciam. A presença de mulheres e famílias no processo de conquista da América foi deixada de lado para perpetuar o poderio dos espanhóis. Era mais conveniente representá-los arrasando tudo pelo caminho do que construindo estradas, universidades e formando famílias.
A história real de um campeão olímpico que virou assassino! OSCAR PISTORIUS: ASSASSINO OLÍMPICO - Nesta quinta, 22h20, no Lifetime Movies!
Fonte: ABC | Imagem: De José Mercedes Ortega - Dominio público