Ah, não! Jovens estão cada vez menos interessados em casar!
Visualize esse casamento: a noiva de branco, num vestido espetacular – moderno, simples, bem cortado - maquiagem impecável, dizendo “sim” ao seu grande amor em um ambiente romântico, sob a atenção emocionada de centenas de convidados.
Depois vem uma festa daquelas, regada a espumante, música boa, comida de primeira – algo para jamais se esquecer.
Parece um sonho?
Pois para um número cada vez maior de pessoas, essa tem se tornado a própria descrição de um pesadelo – ou, na melhor das hipóteses, algo sem importância.
Sim, no mundo inteiro as pessoas estão se casando menos ou dando cada vez menos importância ao casamento – tal qual como acontece com o sonho de ter um carro ou uma casa própria.
Quem atesta isso são as estatísticas. Uma pesquisa do Pew Research dos EUA afirma que 20% dos americanos com mais de 25 anos nunca haviam se casado. Na década de 60, essa taxa era de 10%.
O estudo indicou ainda que, hoje, os homens se casam, em média, aos 30 anos; as mulheres, aos 28 – a maior taxa já registrada na história.
Mas por que as pessoas têm evitado casamento?
São dois motivos principais:
Capacidade financeira – 29% dos jovens dizem que não estão preparados financeiramente para arcar com os custos da festa ou de viver junto.
Idade – Cerca de 26% diz que ainda é jovem e não se considera pronta para viver com outra pessoa.
Com isso caminhos alternativos vêm se tornando cada vez mais populares – seja para viver com sua alma gêmea ou dar aquela desculpa básica para fugir do compromisso.
Conheça alguns: