Quem disse que os meninos não podem dançar usando saias?
Uma coisa é certa: o mundo está mudando. Há alguns anos, era difícil imaginar que a sociedade pudesse aceitar a vontade de um menino de dançar vestido de mulher. Porém, Santiago conseguiu realizar seu sonho e aprendeu que, com talento e coragem, tudo é possível.
A odisseia começou no Texas, EUA, quando Clara Méndez, a mãe de Santiago se inscreveu no canal do YouTube da companhia gay de dança “México de Colores”. Nele, é possível ver várias amostras de coreografias do folclore mexicano, interpretadas inteiramente por homens gays usando trajes femininos.
O pequeno Santiago foi cativado imediatamente pelo ritmo e pelas cores das roupas e disse à sua mãe que queria dançar com eles. Clara, que sempre apoiou seu filho, decidiu entrar em contato com o elenco e mostrar a eles o enorme talento do menino. Comovidos com o pequeno, que sabia inclusive as coreografias de cor, os dançarinos o convidaram para participar do espetáculo.
Mas o processo de aceitação dos talentos peculiares de Santiago não foi tão simples para essa família mexicana radicada nos EUA. Luis Manuel Méndez, o pai, conta que é oriundo de uma região muito machista e que aprovar a vontade do menino não foi uma tarefa fácil. Mas ele acabou vencendo seus próprios preconceitos e, agora, aceita com orgulho o dom de Santiago, e está disposto a defendê-lo a todo custo.
Ao contrário de muitos adultos, que continuam prisioneiros de estereótipos antiquados de gênero, para Santiago, a questão é simples: “Diga aos seus pais que não importa se você usa um vestido ou não. Diga a eles que isso se chama talento”. Felizmente, é cada vez maior o número de crianças que, como ele, consegue vencer as barreiras e viver sem esconder esse brilho.
E você, conhece outras crianças que estão desafiando os estereótipos de gênero?