Das 100 celebridades mais bem pagas do mundo, apenas 16 são mulheres
A revista Forbes divulgou, no início de junho, a lista das 100 celebridades mais bem pagas do último ano que, juntas embolsaram 5,15 bilhões de dólares (montante maior do que o produto interno bruto de muitos países!). A lista inclui basicamente cantores, atores, atletas e personalidades da mídia, contabilizando ganhos diretos com suas atividades (salários, cachês e afins), além de seus envolvimentos com o mundo dos negócios. Por exemplo, o mais bem pago da lista, o cantor Sean “Diddy” Combs (que anda bem sumidinho no mundo da música) faturou muito com sua marca de roupas e também como um dos donos da Vodka Ciroc.
Mas não são apenas os valores astronômicos que chamaram a atenção na lista: foi também a pouquíssima representação feminina.
Dos 100 nomes, apenas 16 são de mulheres!
Ou seja, no show-business, a cada 8 homens bem pagos, menos de 2 mulheres conseguem o mesmo feito.
Isso é uma ilustração bem nítida de que, apesar do talento e do sucesso, as mulheres ainda são bem menos remuneradas do que os homens. Um dos exemplos mais gritantes está no esporte – nenhuma atleta feminina está na lista, enquanto muitos homens do futebol (Neymar, Cristiano Ronaldo), da Formula 1 (Lewis Hamilton, Fernando Alonso), do tênis (Roger Federer) e muitas outras modalidades ostentam suas milionárias arrecadações de um ano. Se compararmos a performance na última olímpíada, Usain Bolt, que saiu do Rio com 3 medalhas entrou na lista em 88º lugar, enquanto Simone Biles, que voltou pra casa com 5 medalhas no pescoço, não passou nem perto deste ranking.
Outro setor com uma grande disparidade é o da indústria do cinema. A diferença de salários em Hollywood tem sido cada vez mais amplamente divulgada, debatida e combatida, mas enquanto nomes do cinema que estrelaram filmes recentes como Tom Cruise, Mark Wahlberg e Dwayne "The Rock" Johnson figuram na lista, apenas dois nomes femininos conseguiram o mesmo feito – e mesmo assim, de atrizes ligadas à televisão: Sofia Vergara e Amy Schumer, nenhuma das duas com algum lançamento cinematográfico no último ano.
Um alívio (ou poderíamos considerar como uma grande exceção?) está na tríade que lidera a lista. Além de Diddy, duas mulheres: a cantora Beyoncé e a autora J. K. Rowling.
Segue a lista das mulheres mais bem pagas do show-business mundial:
2º lugar - Beyoncé, $105 milhões
3º lugar - J.K. Rowling, $95 milhões
16º lugar - Ellen DeGeneres, $77 milhões
18º lugar - Adele, $69 milhões
43º lugar - Judy Sheindlin, $47 milhões
47º lugar - Kim Kardashian West, $45.5 milhões
49º lugar - Taylor Swift, $44 milhões
55º lugar - Celine Dion, $42 milhões
58º lugar - Sofia Vergara, $41 milhões
59º lugar - Kylie Jenner, $41 milhões
65º lugar - Jennifer Lopez, $38 milhões
69º lugar - Amy Schumer, $37.5 milhões
71º lugar - Dolly Parton, $37 milhões
77º lugar - Rihanna, $36 milhões
89º lugar - Britney Spears, $34 milhões
95º lugar - Katy Perry, $33 milhões
Carol Maglio é a blogueira conhecida como Pãozim De Queijo, além de produtora audiovisual, apresentadora de TV, modelo plus size e especialista em mídias sociais.
FACEBOOK: https://www.facebook.com/blogpaozimdequeijo
TWITTER: https://twitter.com/paozimdequeijo
IMAGENS: Shutterstock Inc