Vídeo mostra a arrepiante violência doméstica que ninguém vê
A violência doméstica não conhece classe social, idade, escolaridade e até estampa manchetes com rostos famosos que exibem marcas de agressão de seus parceiros. Em algumas famílias ela é um tabu. Para alguns casais, um segredo.
Muitas vezes, mulheres sofrem caladas, durante anos, as agressões dos seus parceiros. Familiares ou pessoas próximas sequer imaginam que possar haver qualquer violência entre aquele casal que parece estar bem aos olhos dos outros. Essa é a mensagem arrepiante do vídeo de menos de dois minutos chamado “Do You See Her?” (“Você a Vê?”).
A campanha é da fundação britânica Women’s Aid, que lembra que uma em cada cinco mulheres que denunciam a violência doméstica sofre os abusos há mais de dez anos.
No Brasil, 55,3% das mortes de mulheres são cometidas no ambiente doméstico e 33,2% dos homicidas eram parceiros ou ex-parceiros das vítimas, com base em dados de 2013 do Ministério da Saúde. As informações constam no Mapa da Violência 2015, que foca a violência de gênero, elaborado por Julio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
Veja abaixo o vídeo:
Fonte: HypeScience
Imagem: Reprodução YouTube/Womensaid