Vamos dançar?
No mundo animal, os machos realizam surpreendentes rituais para atrair as fêmeas e demonstrar a elas que são o par ideal para a reprodução. Nesses rituais, a dança cumpre um papel essencial.
Na espécie humana, vemos que algo similar acontece: desde Elvis mexendo os quadris em seus shows até Justin Timberlake nos deixando boquiabertas com seus movimentos, parece que um homem que sabe dançar conta com um poder de atração infalível.
Mas, por que sempre dirigimos nosso olhar (e desejo) para um bom dançarino? Algumas mulheres asseguram que se um homem sabe se mover em uma pista de dança, também saberá se mover na cama. Outras dizem que a dança denota a personalidade extrovertida e intrépida do homem que a interpreta.
Na Inglaterra, um grupo de biólogos da Universidade de Northumbria se fez a mesma pregunta. Eles publicaram um estudo no qual afirmam que, em um homem, a habilidade da dança é um indicativo de saúde e força, dois fatores de atração.
Como eles chegaram a essa conclusão? O estudo propôs que um grupo de homens jovens dançasse livremente enquanto seus movimentos eram gravados. Depois, essas gravações foram mostradas a um grupo de mulheres, e elas deveriam escolher qual dos candidatos gostavam mais. O experimento trouxe resultados interessantes: as candidatas voltaram a sua atenção aos homens que realizavam movimentos amplos e variados, sobretudo do pescoço e tronco. Já os homens que faziam movimentos nervosos e repetitivos não obtiveram o mesmo sucesso.
Então, talvez realmente alguma coisa desse instinto animal tenha ficado em nossa espécie, e, ainda que hoje em dia haja todo tipo de “técnicas de paquera”, a da dança segue sendo a mais efetiva. E você? O que mais lhe atrai em um homem? Você prefere um homem que saiba dançar? Se quiser ver um grupo de meninas que deixariam no chão qualquer homem em uma pista de dança, não perca Dance Moms, DOMINGO, às 20h30.