Uma mãe ensina ao seu filho que as tarefas domésticas não são “só para as mulheres” e é criticada nas redes sociais
“Ensino meu filho a cozinhar e a fazer as tarefas domésticas. Por quê? Porque o trabalho doméstico não é só para as mulheres”.
Isso é o que Nikkole Paulun, uma mãe da cidade de Monroe, no estado de Michigan, EUA, escreveu em seu Facebook recentemente. O post foi acompanhado por fotos de seu filho Lyle (de 6 anos de idade) colocando a roupa suja na máquina de lavar, utilizando a lava louças e cozinhando. A partir de então, a publicação recebeu mais de 143 mil curtidas e foi compartilhada por mais de 57 mil pessoas, mas, embora Nikkole tenha recebido muitos elogios por tentar derrubar estereótipos heteronormativos, ela também foi criticada por tratar seus filhos como “escravos”. Essa mãe, que já participou do reality show da MTV “16 and Pregnant”, defendeu suas declarações, mas as opiniões parecem estar divididas. O que você acha?
Algumas pessoas criticaram Nikkole e a acusaram de tratar seus filhos como “escravos”.
Tammy Bellavance: Você não tem filhos para que sejam seus escravos! Ou para lavar as roupas que você não quer lavar. Eu concordo em ensinar responsabilidades! Mas tudo tem um limite.
Nikkole Bellavance: Ele definitivamente não é meu escravo rs. Eu gosto e faço a maior parte do trabalho de casa. Meu filho apenas me ajuda em alguns momentos e ganha permissão para isso também.
Outras questionaram se ela tinha a intenção de tratar sua filha de 1 ano do mesmo modo.
Scottie Wade: Você vai ensinar suas filhar a fazer o trabalho de jardineiro, trocar o pneu e a cortar a grama ou a sua resposta típica é que o trabalho de homem só é feito por um dos lados?
Nikkole Paulun: Sim, minha filha saberá como fazer todas essas coisas. Ela apenas está muito jovem para ser ensinada a isso. Eles foram criados me vendo fazendo os dois, já que sou uma mãe solteira.
No entanto, muitas pessoas defenderam o ponto de vista de Nikkole e revelaram que também criavam seus filhos para fazer as tarefas domésticas.
Arooba Kashif: Eu ensino a mesma coisa ao meu filho desde que ele tem 1 ano... Ele faz tudo sozinho agora... Ele me ajuda a cozinhar... Coloca todas as roupas na máquina de lavar... Limpa a sua bagunça... Tira o pó e varre... Eu não tenho vergonha... Ele tem 2 anos e meio e eu sou uma mãe orgulhosa.
Algumas delas publicaram, inclusive, fotos de seus filhos ajudando com as tarefas domésticas.
Em respostas aos comentários negativos, Nikkole publicou, posteriormente, uma foto de Lyle relaxando e jogando videogames. “Definitivamente, não é meu escravo”, ela escreveu.