Somos um corpo, um sexo e uma cor. O dia de hoje comprova isso
Fui dormir realmente com uma esperança com relação às eleições dos Estados Unidos. Não que eu defenda ou apoie um ou outro candidato. Mas porque, entre uma mulher e um homem preconceituoso, racista e xenófobo, eu não tinha dúvidas de que lado eu ficaria. Nesse exato momento, vejo que o mundo está perdido. Não dá pra entender o que as pessoas querem ou pensam. A eleição dos EUA zoou as expectativas da humanidade.
Não sou cientista politica, muito menos moradora dos Estados Unidos. Alias, conheço muito pouco de lá. Mas o que me deixa intrigada é a forma como as pessoas pensam. A gente fica aqui falando de empoderamento feminino, da igualdade de gênero, do preconceito da cor da pele ou da naturalidade e fica ensinando às crianças princípios mais coerentes com o que queremos para o futuro deles. Aí me Colocam Donald Trump na presidência dos Estados Unidos.
Que zorra é essa?
Daqui de casa, a melhor frase veio de Gabriel, claro: “Pra gente aprender que não é apenas o brasileiro que vota errado, né?”
Eu só olhei de cantinho com um puta orgulho do meu filho.
E depois ele me perguntou onde mais ele poderia ler sobre esse “momento político” dos Estados Unidos. Procuramos, mas ainda não encontramos nada destinado às crianças. “já, já sai um vídeo no Youtube, mãe!” E saiu para a escola com o “Diário de um Banana” debaixo do braço.
Ironias da vida, pensei.
Mas não vamos desanimar. Tem muita luta contra pessoas como o Trump pela frente. Temos 10 anos da Lei Maria da Penha, temos um reconhecimento da paternidade sócioafetiva, temos casais homoafetivos conseguindo reconhecimento e respeito. Temos, sim, uma luz lá no fim do túnel.
E foi o que eu falei pro Gabriel: uma coisa é o que a gente fala pra vencer. Outra coisa é o que a gente faz para governar. Agora é apostar que algo de bom pode sair daí.
Vamos ter fé. Pois a fé não costuma faiá!
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae
IMAGEM: a katz / Shutterstock.com