Seu tempo vale tomates
Eu sou daquelas que faz tudo-ao-mesmo-tempo-agora. Dezenas de abas abertas no computador, conversas simultâneas, pensa numa coisa, mas escreve outra e enquanto está ao telefone. Sempre fui assim e não achava ruim (até gosto dessa adrenalina). Até ter filhos. Estou aprendendo, na marra, a me organizar.
Amo listas. Sou a loka-das-listas. E, esses dias, uma amiga postou: “gosto de fazer listas para ter o prazer de riscá-las.” Isso me representa. Minha agenda é feita de listas e cores. O post-it grande estampa os “to do” diários. E agora eu descobri mais uma técnica: o cronômetro.
A técnica eu ouvi falar, fui pesquisar na internet e achei sensacional. Tem o nome comercial de Pomodoro (referência àquele reloginho de cozinha em formato fofo de tomate), mas pode ser chamada de cronômetro mesmo. É a melhor forma de você usar seu tempo. A cada 25 minutos você se propõe a fazer algo.
(como esse texto, por exemplo, que está sendo escrito enquanto o timer roda aqui em outra tela!)
Nesse tempo de 25 minutos que você começa a fazer alguma coisa, você faz só isso. É sério, não pode nem ler e-mail. Não atenda o telefone, a menos que seja urgente (a ponto de não poder esperar 25 minutinhos). Fuja do Whats App, Facebook e não beba água (mentira, água eu acho que pode...). Nada.
(Estou eu aqui no Word escrevendo e pesquisando sobre a esta coluna. O telefone já tocou. Silenciei. Vi que tem gente me chamando no Zap. Bateu a curiosidade. Mas estou focada, muito focada.)
No início é mais difícil, depois vamos acostumando.
Até porque, após cada Pomodoro, você tem uma pausa de 5 minutinhos para ver email, beber água, falar ao telefone ou fuçar no face.
(pééé, tocou!) vou ver quem me chama! rs
Incrivelmente, durante essa semana, eu malhei 4 vezes e risquei várias listas. A coisa rendeu. Não sei se é empolgação de principiante ou vontade que a coisa toda dê certo. Mas estou aprendendo a dividir o meu dia em tomates que valem 25 minutos cada.
Surpreendentemente, dei dois tomates ao Gabriel para ele estudar e deu certo! A escola dele pediu que os pais estimulem as crianças a estudarem uma hora por dia. Pode ser uma leitura diferente, a apostila, algo relacionado aos estudos ou cotidiano. Não é pra estudar matéria, sabe? É para criar o hábito. (vou falar disso depois...)
Pois bem, falei que ele usaria dois tomates para fazer algo. A cada 25 minutos ele levanta, respira, joga uma batalha do Clash Royale. E não é que o menino terminou de ler a edição sei-lá-qual do “Diário de um Banana” em uma horinha?
Danado!
Posso ir contando pra vocês se esse lance todo do tomate está dando certo. Talvez eu ache tudo isso uma palhaçada. Ou não. Poder ser que, enfim, a equipe do Lifetime comece a receber meus textos bonitinhos e em dia!
Veremos!
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae