Quem é o pai do seu filho?
No último final de semana foi comemorado o Dia dos Pais. As redes sociais ficaram fofas e cheias de declarações de amor para os papais. “Obrigada por me dar” (oi?), “os amores da MINHA vida”, “MEU maior presente...”. A mulherada quer igualdade, quer direitos, quer maior participação dos homens, mas na hora do mundinho materno é tudo dela, é isso?
Tá errado, gente! O homem não fez um favor ao te conceder um esperma que gerou o seu maior tesouro. Na maioria dos casos a coisa foi feita em comum acordo, em equipe. Um trabalho coeso, saca? Tipo, eu coloco lá, você carrega 9 meses e a gente cria juntos.
Juntos. Quantas vezes você, mãe, chamou o pai do seu filho para fazer algo junto? Uma madrugada de cólica, uma fralda, um socorro na birra pra comer? Não é ajuda, veja, é FAZER JUNTO.
Pai não ajuda, pai participa. Pai não faz favor, pai faz a parte dele.
Eu não dei sorte. O pai daqui de casa não faz mais do que a obrigação dele (como pai) em criar junto comigo os meninos. O que eu escolhi foi o marido, o que é outra coisa...
“Obrigada por você ser esse pai”, não!
“Parabéns por você cumprir tão bem esse papel”, pai!
Mulheres se transformando e mudando conceitos. E seguimos firmes em busca da maternidade 2.0.
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae