Que tipo de mulherzinha é você?
Esses dias eu estou vivendo na pele o papel de dona de casa. Aquela que é mãetorista, que leva no futebol, na escola, no inglês, aquela que vai ao mercado, pega a carne no açougue e deixa o terno do marido na lavanderia. E vou falar: o trabalho de casa é infinitamente pior do que a jornada de 8 ou 9 horas de trabalho na baia da firma.
A tal “mãe em tempo integral” é bem mais estressada, inclusive. E brinca bem menos com os filhos. Sim, porque se ela está em casa, oras, as crianças também estão. E tem também uma lista de afazeres. Sem contar com o “mamãe”, “mamãe”, “mamãe” 57 vezes por dia. Afffff, socorro!
E vem você me falar de mulher recatada, de mulher do lar? Tá louca! Eu não sou essa aí não… eu não gosto da palavra empoderamento, porque parece que eu sempre fui a frágil coitadinha da vida e aí… Tcharannnn me deram um superpoder. Uau!
Não, eu gosto de lutar pelo o que eu quero e ter ter o poder de escolha. Alias, entre a mulher do lar e a mulher da vida, não tenha dúvida qual é a minha escolha...
O que eu sei é que não quero depender do dinheiro do marido para a manicure. Mas também não quero chegar aos 40 anos vendo meus filhos meia hora pela manhã e meia hora à noite, totalmente terceirizados.
O tipo de mulherzinha que eu sou? Talvez aquela que tente equilibrar todos os pratinhos para achar um equilíbrio na vida.
Mas se algum cair… Bem, paciência, né?!
A vida não é perfeita. Muito menos a vida da mulher do lar.
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @dica_de_mae | TWITTER: @dica_de_mae