Inicio

Pioneiras políticas

Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
Pioneiras políticas-0

Já são vários os países que têm ou tiveram uma mulher chefe de estado. E a lista continua crescendo a uma velocidade cada vez maior. Mas isso deve ter sido algo impensável na primeira metade do século XX, quando as mulheres ainda lutavam por seu direito ao voto, você não acha?

Tudo começou no ano de 1960, no Sri Lanka. Depois da morte do Primeiro Ministro Solomon Bandaranaike, o cargo foi assumido por sua esposa, Sirimavo. Dessa forma, ela se tornou a primeira chefe de estado do mundo.

Outra pioneira política é a islandesa Vigdís Finnbogadóttir, a primeira presidenta eleita democraticamente. Ela tomou posse do cargo em 1980 e foi reeleita em várias ocasiões. No total, seu mandato durou... 16 anos! E a política não é a única área em que Vigdís esteve na vanguarda: ela também foi a primeira mulher solteira de seu país a adotar uma criança. Na América Latina, pode-se dizer que ser presidenta já é uma tendência. A primeira foi a argentina María Estela Martínez de Perón, “Isabelita”. Ela o ocupou o cargo após a morte de seu marido, Juan Domingos Perón, em 1974. Hoje, pouco mais de 40 anos depois, várias presidentas latino-americanas governam simultaneamente: Dilma Rousseff, no Brasil, Michelle Bachelet, no Chile e Christina Kirchner, na Argentina... Além de outras figuras importantes como Laura Chinchilla, na Costa Rica, Violeta Chamorro, na Nicarágua, e Rosalía Arteaga, no Equador. Graças a elas e a muitas outras, em poucas décadas, a participação das mulheres na política cresceu de forma extraordinária, e continuará crescendo! Como você acha que o mundo mudou com as presidentas? Não perca a incrível programação do Lifetime no mês da mulher!


Fonte de las imagens: snig / Shutterstock.com | Valentina Petrov / Shutterstock.com
A utilização da(s) imagem(s) está(ão) de acordo com os termos de uso deste serviço/provedor.