Inicio

Pioneira cósmica

Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
Pioneira cósmica -0

Em 16 de junho de 1963, a nave espacial russa Vostok 6 foi lançada, levando a “Gaivota” a bordo. Não, não era uma ave astronauta: esse era o codinome de Valentina Tereshkova, a primeira mulher que viajou ao espaço sideral.

 

Valentina Vladímirovna Tereshkova nasceu em 6 de março de 1937. Depois de abandonar a escola e trabalhar em uma fábrica de pneus, começou a praticar o paraquedismo e a fazer treinamento para cosmonautas.

 

As condições de Valentina eram ideias: a União Soviética, em plena corrida espacial contra os EUA, queria mostrar uma igualdade de oportunidades para homens e mulheres de seu país. Graças ao seu excelente estado físico e suas habilidades como paraquedista, ela foi eleita, entre quatrocentas valentes candidatas, como pilota da nave Vostok 6.

 

A jovem de 26 anos de idade, filha de camponeses, não contou aos seus pais sobre sua futura viagem espacial até poucos dias antes do lançamento. Quando Valentina ia para os treinamentos, sua mãe acreditava que ela estava praticando paraquedismo.

 

A pioneira espacial sofria, ironicamente, de vertigem e medo de altura, embora sua vontade de viajar ao espaço tenha sido mais forte e ela tenha conseguido manter em segredo suas fobias. Mas estas acabaram se revelando: durante os três dias de viagem, “Gaivota” sofreu tonturas e vômitos. Seu supervisor, insatisfeito com seu comportamento, não permitiu que ela controlasse manualmente a nave.

 

Apesar dos inconvenientes, a contribuição de Valentina Tereshkova para a cosmonáutica foi essencial. Sua viagem pôde fornecer informações a respeito de como funciona o organismo feminino em viagens espaciais e solucionou o problema da alimentação dos astronautas.

 

No mês da mulher, no LIFETIME, te apresentamos as PIONEIRAS, as mulheres que mudaram a história da humanidade e se atreveram a ir além dos limites. Se você pudesse viajar ao espaço, aonde iria? Como imagina que isso mudaria sua vida?