Inicio

Pesquisa prova que é possível, sim, ser gordo e estar em forma

Momento Lifetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
Pesquisa prova que é possível, sim, ser gordo e estar em forma-0

Está mais do que na hora da cultura fitness ser democratizada!

Cientistas e profissionais da área estão finalmente chegando à conclusão de que uma pessoa fitness não é apenas aquela que se apresenta forte, magra e jovem. 

Para os aficionados da malhação, essa conclusão pode soar como um paradoxo, mas o fato é que você pode ser gordo ou fora do padrão-academia e também ser fitness. 

Um estudo recente da York University's School of Kinesiology and Health Science, realizado com 853 pessoas obesas no Canadá, revelou que muitos dos participantes que fazem exercícios físicos apresentaram boa resistência e indicadores de boa saúde (taxa de glicose, pressão sanguínea e metabolismo normais). 

"É possível obter todos os benefícios de uma boa saúde por meio de exercícios sem perder peso”, afirma a pesquisadora responsável pelo estudo, Jennifer Kuk. 

Perder peso é difícil, reconhece a pesquisadora. Ela explica que, quem segue a recomendação do governo canadense de fazer no mínimo 150 minutos de exercícios semanais, dificilmente consegue perder mais de um quilo por mês. “Mas qualquer quantidade exercício, mesmo que seja uma caminhada de 10 minutos, ainda pode levar a uma melhora considerável nos quadros de saúde”. 

A dificuldade em quebrar o paradigma do gordo saudável é resultado da imensa carga de propaganda, preconceito e pouca informação que recebemos a respeito do assunto. Pessoas acima do peso nunca são associadas à saúde e à prática esportiva: pelo contrário, elas são sempre os “antes”, o indesejável – e isso precisa ser combatido. 

Mas claro que nem tudo é um mar de rosas. Os pesquisadores alertam que o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e artrite é muito mais alto entre as pessoas acima do peso que são sedentárias. 

Portanto, não pense demais: exercite-se! 

Em FIT TO FAT TO FIT, 10 personal trainers vão comer o que um americano com excesso de peso come e depois vão tentar perder tudo de novo, junto com seus clientes sedentários. Toda terça, às 22h.


Fonte: The Globe and Mail