Inicio

Pequenos talentos

Momento Lifetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
Pequenos talentos-0

Por mais que demonstremos isso de diferentes formas, no fim das contas, todas nós queremos que nossos filhos vençam na vida, não é mesmo? Os métodos que utilizamos para motivá-los e incentivá-los nesse caminho são vários e, em alguns casos, até mesmo contraditórios.
 
Mas quais são os mais eficazes? Como podemos ajudar nossos filhos a mostrar seu talento e suas habilidades em busca do sucesso, sem que eles se sintam pressionados? Pois muitas pesquisas científicas começaram com essas mesmas perguntas. Vamos conhecer algumas das respostas.

A psicóloga americana Diana Baumrind dedicou anos de estudo a essa questão, chegando a conclusões muito precisas. Ela dividiu os pais em três categorias, de acordo com seus jeitos de educar, desde os mais autoritários até os mais permissivos, e encontrou o equilíbrio perfeito:

Segundo Baumrind, para motivar os filhos, os pais têm que ser exigentes, mas não inflexíveis; estabelecer regras claras, aceitando que, em ocasiões especiais, elas poderão ser quebradas; dar atenção ao que eles precisam, mas não fazer todas as suas vontades.

Já outra pesquisa, feita pela psicóloga Carol Dweck, da Universidade de Stanford, chegou a um resultado surpreendente. No experimento, algumas crianças tinham que resolver, sozinhas, um quebra-cabeça simples. Uma vez realizada a tarefa, Dweck elogiava somente alguns deles, dizendo-lhes o quanto eram inteligentes e capazes.

Em seguida, era dado a eles um segundo quebra-cabeça, mais difícil que o primeiro. Curiosamente, as crianças que tinham recebido os elogios tendiam a rejeitar o desafio, enquanto os outros se sentiam mais motivados e dispostos a enfrentar o problema e, portanto, com mais possibilidades de resolvê-lo.

Isso significa que não devemos parabenizar nem lisonjear nossos pequenos? Não necessariamente. Voltemos às categorias de Baumrind e à ideia de encontrar um ponto intermediário. Não é questão de nos mostrarmos indiferentes às suas realizações e capacidades – é agradável receber um elogio de vez em quando. Mas é importante também passar para eles que, se eles alcançaram seu objetivo, não devem se conformar, mas continuar trabalhando nesse sentido, confiando na sua capacidade e não permitindo que o medo do fracasso os detenha.

E você, que métodos utiliza para motivar seu filho? Se quiser conhecer algumas meninas talentosas e suas mães exigentes, não deixe de assistir a “Dance Moms”, DOMINGO às 20h30.


Fonte de Imagem: https://www.instagram.com/maddieziegler/