Os grávidos
Sabemos bem de tudo o que nós, mulheres, temos que passar durante a gravidez. Mas, e os homens? Estudos científicos e experiências pessoais confirmam: nos meses de gestação de seu filho, muitos homens chegam a sentir mudanças corporais parecidas com as das mulheres grávidas.
O conjunto de sintomas próprios da gravidez que afeta os homens recebeu o nome de “síndrome de couvade”. A palavra vem do termo francês “couver”, que significa incubar ou criar. De acordo com os especialistas, os futuros pais têm 10% de probabilidade de sofrer disso.
Um homem que sofre de síndrome de couvade poderá sentir desde náuseas, tonturas, vômitos, mudanças de humor e de peso, dor abdominal, desejo e aversão a certos alimentos até um aumento significativo do volume de seu peito, como se estivesse grávido!
As teorias sobre a origem da síndrome são variadas e até contraditórias. Alguns psicólogos falam da empatia do homem com relação à sua parceira grávida, o desejo de sentir o que ela está sentindo e de acompanhá-la durantes esses 9 meses de todas as formas possíveis. Outros falam sobre a existência de uma inveja masculina por não ter a capacidade de gestar e dar à luz um bebê.
Talvez não haja uma explicação universal, e o motivo desses sintomas dependa de cada “grávido”, de sua história, sua personalidade e seu relacionamento. A verdade é que as mudanças fisiológicas existem, são observáveis e mensuráveis.
Por exemplo, está comprovado que, semanas antes do parto, sobem os níveis de prolactina (hormônio-chave na lactação) do futuro pai, e que, após o nascimento do seu bebê, ele experimenta uma redução de testosterona e um aumento dos estrogênios, tornando-o menos sexual, mais afetivo e, poderíamos dizer, mais maternal.
E você, já notou mudanças no humor de seu parceiro durante sua gravidez?
IMAGEM: Shutterstock.com