Os 90 anos de Marilyn
A revolucionária Marilyn Monroe, um símbolo sexual e uma das representantes mais importantes do feminismo de sua época, estaria completando, hoje, 90 anos de idade. Aqui, fazemos um resumo de sua breve, mas apaixonante história, cheia de fama, fortuna e glamour.
Ela nasceu com o nome de Norma Jeane Mortenson, em 1926, e passou a infância entre orfanatos e famílias adotivas, e sofreu todos os tipos de abusos. Na adolescência, decidida a sair dessa situação terrível, largou os estudos e se casou com seu vizinho James Dougherty.
Quando James foi enviado à Segunda Guerra Mundial, Norma conseguiu um emprego em uma fábrica. Lá, sua vida mudou completamente: ela foi descoberta por um fotógrafo, dando o pontapé inicial na sua carreira como modelo, que, depois, acabou levando-a para a atuação.
O ano-chave para a menina foi 1946. Ela se divorciou de James para se dedicar inteiramente ao seu trabalho, assinou seu primeiro contrato cinematográfico, tingiu o cabelo de loiro e começou a usar o nome que entraria para a história: Marilyn Monroe.
Na década de 50, Marilyn alcançou o sucesso com filmes como “Os Homens Preferem as Loiras” (1953), “Como Agarrar um Milionário” (1953), “O Mundo da Fantasia” (1954) e “O Pecado Mora ao Lado” (1955). Além disso, deu um passo muito importante tanto para a sua carreira quanto para a sociedade em geral: quebrando os padrões e estereótipos femininos, fundou sua própria produtora.
Aos poucos, Marilyn foi criando um novo conceito de mulher: trabalhadora, forte, independente e que não tinha medo de utilizar o poder de sua sexualidade para alcançar seus objetivos (três casamentos e uma lista interminável de amantes comprovam isso).
Sua intensa vida amorosa inclui homens (e mulheres) das mais diversas áreas. Ela chegou até a se relacionar com o presidente dos EUA John F. Kennedy e, como se fosse pouco, também com o seu irmão!
Boatos indicam que esses últimos estiveram ligados à morte de Marilyn, mas a teoria nunca foi comprovada. Em 5 de agosto de 1962, aos 36 anos, ela foi encontrada sem vida em sua casa, em Los Angeles, com um frasco vazio de pílulas para dormir ao lado da cama.
Definitivamente, Marilyn Monroe foi mais que um rosto bonito. A lembrança dessa influente atriz, profissional, pioneira e feminista continua e continuará viva, hoje, 90 anos após seu nascimento, e por muito tempo mais!
Qual característica de Marilyn a tornava única? Se quiser conhecer a fundo sua história, não deixe de assistir a “Beyond the Headlines”.