O impactante e comovente discurso de Meryl Streep no Globo de Ouro 2017
Na recente entrega dos Globos de Ouro, Meryl Streep foi honrada com o prêmio Cecil B. DeMille, em reconhecimento à sua trajetória. O merecido prêmio foi acompanhado de um comovedor discurso de agradecimento, e a atriz aproveitou a oportunidade para acusar o presidente eleito dos Estados Unidos, gerando uma verdadeira revolução na imprensa e nas redes sociais.
Começou com algumas palavras brandas sobre a diversidade. Ela se referiu a Hollywood como “somente um grupo de pessoas de vários lugares”, mencionando Natalie Portman, nascida em Jerusalém, a italiana Amy Adams, o canadense Ryan Gosling e Dev Patel, nascido no Quênia, entre muitos outros.
O direcionamento político de seu discurso foi ficando cada vez mais forte: “Hollywood está cheia de estrangeiros. Se os expulsarmos todos, não teremos mais o que assistir”. Streep felicitou a todos por suas atuações e passou a falar de uma atuação que a havia impactado profundamente, mas não de maneira positiva.
Ela se referia a Donald Trump, que, durante sua campanha, zombou do jornalista deficiente Serge Kovaleski. Meryl expressou com honestidade a dor e a indignação que lhe causava alguém com tanto poder atacar dessa maneira uma pessoa que não podia se defender. Se um presidente faz isso, “é como se desse permissão para que os demais também façam”.
Para finalizar seu discurso, ela compartilhou um ensinamento que recebeu da estonteante Carrie Fisher: “Pegue seu coração partido e o transforme em arte”.
Mas a história não acabou ali, pois o presidente dos Estados Unidos não ficou calado. Por meio de sua conta no Twitter, não somente negou ter zombado da deficiência do repórter (há um vídeo, Donald!), mas também se referiu a Meryl como “uma das atrizes mais supervalorizadas de Hollywood”, além de ser uma serva de Hillary Clinton. Entre os tweets, não se encontrou nenhum pedido de desculpa ou algo parecido, mas isso não é uma surpresa.
Aplaudimos a coragem e a sinceridade dessa grande atriz e seu profundo compromisso com a sociedade.
Você acredita que discursos como o de Meryl Streep possam influenciar as ações do presidente dos Estados Unidos?