O casamento dos sonhos existe?
Depende do que você anda sonhando por aí. O que eu acho que existe é uma realidade bem diferente daquilo que desejamos quando conhecemos uma pessoa. Há quem não se iluda, há quem acredite piamente no amor eterno e há quem não aguenta o tranco e separa (e aí as razões são diversas). O que existe, na minha humilde conclusão, é uma relação a dois diferente daquela que se vive quando está namorando. Diferente para bom ou para ruim.
Eu nunca pensei em um casamento sem crises, sem brigas, sem momentos de altos e baixo. Nunca sonhei com uma relação perfeita –ainda mais tendo a minha pessoa como protagonista. Mas o fato é: por que as pessoas mudam tanto após o casamento?
Perguntei para 30 amigas se o casamento delas foi ou é diferente daquilo que elas imaginaram quando resolveram se casar. Algumas disseram que não, que sabiam no que estavam se metendo. Mas a maioria (65%) acredita que sim, tem alguma coisinha que poderia ser diferente ou que mudou ao longo dessa caminhada a dois.
Isso são significa decepção ou arrependimento. Apenas que algo mudou ao longo da vida. O que é absolutamente normal, as pessoas mudam. E a convivência diária faz elas se conheçam mais e mais.
(eu, por exemplo, estou muito mais tolerante... SQN!)
O que não é normal é achar que o casamento será sempre um conto de fadas. A vida real é aqui e agora! Esses dias uma leitora do Dica de Mãe me escreveu, num momento meio desabafo, falando que estava cansada, sozinha, que o marido era ausente, que não ajudava em nada com os filhos. Que quando ela resolveu casar, imaginou que ele seria parceiraço, ponta firme. E o cara é todo ausente, tá nem aí pros filhos. Ela era um poço de lamentação, coitada.
E eu me pego pensando quem ainda acredita, em pleno 2016, em um casamento sem erros, com felicidade all the time, dinheiro no bolso e sem crise emocional? Eu desconheço. Acho que faz parte do pacote e nunca me iludi com relação a isso.
Agora, a crise e a ausência, como no caso da leitora do blog, pode ser uma fase. Criança pequena em casa enlouquece mesmo... E fase ruim sempre teima em aparecer. Eu já enfrentei várias e vejo que em toda casa tem. Isso decepciona? Às vezes. Mas não é suficiente para descontruir um casamento.
(mas faz você amadurecer que é uma beleza!)
O casamento perfeito, alias, é aquele que tem brigas, discussões, ideias divergentes, pontos de vista diferentes. É aquele que se constrói, soma e faz valer a pena, mesmo que tenham tropeços no meio do caminho.
E, ao pé da letra, de perfeito o casamento não tem nada!
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae /
nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae