O bloco dos sem-preconceitos!
O carnaval mal começou e as piadinhas sobre mulheres, o preconceito baixo e comentários infames já começam a rodar nas redes e no zum zum zum dos bloquinhos. O homem pode se vestir de mulher e colocar para fora o desejo de sensualizar com roupinha de bailarina. Mas a mulher... ah, mulher, ai de você se colocar aquele short grudado e mostrar o seu corpo gostoso. Respeito ainda passa longe das pracinhas carnavalescas.
Infelizmente.
Mas parece que sempre foi assim, né? A bem da verdade, nossa sociedade machista impõe regras e padrões do que é bonito, ousado e devasso. Com o critério de escolha determinado por... homens!
Quem tem que se achar bela é a mulher, oras! E daí se ela quiser sensualizar? Se quiser colocar aquela roupa curta para sair no carnaval? E daí?
Ah!, “mas é dar motivo; saiu ‘vestida assim’ e não quer que passem a mão?”, dizem uns.
“Não se dá o respeito e agora quer exigir respeito?”, falam alguns.
“Isso é roupa de vagabunda, de mulher fácil”, classificam outros.
Como se uma roupa taxasse a personalidade de uma mulher. Como se, pelo comprimento da saia, você determinasse que tipo de criação, desejos ou vontades essa mulher tem!
Para tudo.
Homens: respeite-nos.
Mulheres: façam o que vocês quiserem. O seu direito é tão igual quanto ao do marmanjo que sai de meia arrastão e sainha de can-can.
Está na hora de levarmos a igualdade de gênero, de cor e de classe a sério. De desconstruir o preconceito e a discriminação como já tem sido visto em muitas manifestações de diferentes tribos que coexistem nos mesmo blocos, espaços e praças.
E não é porque é carnaval. É porque a vida é (ou deveria ser) assim.
Boa folia!
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae
IMAGEM: Elena Fragoso / Shutterstock.com