Nós fazemos mais, senhor Presidente
No dia em que mulheres de todo o mundo foram às ruas em manifestações e protestos pela igualdade de gênero, pelo respeito, pelo fim da violência e por uma participação justa na nossa sociedade, o Presidente deste país diz que fazemos muito pela casa e pelos filhos.
Esquece, inclusive, dos pais presentes e ativos na formação dessas crianças, porque “seguramente”, isso é responsabilidade da mulher, afirma o Presidente.
No dia em que mulheres vão às ruas por um espaço e um salário justo no mercado de trabalho, o nosso Presidente diz que somos capazes de ajudar na economia, porque sabemos avaliar bem as flutuações dos preços no supermercado.
No dia em que as mulheres vão às ruas pela liberdade sexual, o nosso Presidente posa de homem macho-sim-senhô e faz tudo errado.
(Da minha parte eu não espero nada de certo, mas isso é um outro assunto).
E eu aqui desconstruindo alguns conceitos e ensinando outros, que serão muito mais importantes para a formação dos meus filhos.
E eu aqui procurando o tal boneco menino com pinto, porque Rafael quer trocar a fralda e pôr para dormir um boneco menino de verdade (com pinto!) e não uma miniatura do Imaginext.
E eu aqui ensinando que eles não me ajudam, eles fazem parte dessa nossa comunidade e, por isso, precisam cuidar dela.
E eu aqui atribuindo atividades domésticas aos dois, que se sentem úteis e importantes nessa nossa comunidade, quando lavam a ouça ou fazem o próprio café da manhã.
E eu aqui, nesse dia de luta, escutando o Presidente falar: “Vai sua trouxa! Lugar de mulher é na cozinha!”
E pode até ser, viu, senhor Presidente?! Mas o lugar da mulher é onde ela quiser.
Filhos, não acreditem em nada disso que o senhor Presidente fala. Escuta a mamãe (porque é ela quem sabe da zorra toda aqui!).
Quando eu atribuir tarefas em casa, quando eu aconselhar vocês a não falarem de forma desrespeitosa da menina da escola, quando eu ensinar vocês a cederem o lugar no metrô e quando eu falar que aquela menina do quarto ano merece o respeito de todos vocês na aula de futsal, acreditem!
Não estou sendo chata. E nem é porque eu não gosto de vocês.
É porque eu amo vocês e quero que vocês acreditem no amor. É porque eu os respeito e quero que vocês respeitem tudo e todos.
E porque eu acredito em vocês e quero (muito, muito, muito) que vocês não se pareçam em nada com as pessoas que pensam que nem o senhor Presidente.
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae
IMAGEM: Shutterstock.com