Mulheres vão lotar as ruas de 616 cidades neste sábado
Neste sábado, 21 de janeiro, milhões de mulheres de todo o mundo todo sairão às ruas para exigir igualdade, inclusão, diversidade e respeito aos direitos humanos.
A iniciativa é da Women’s March on Washington (WMW), organização sediada em Washington, nos Estados Unidos, onde acontece a marcha principal. Esse ano, mais de 600 cidades do planeta irão aderir à causa – inclusive no Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru.
A pauta traz temas como direitos reprodutivos, direitos dos LGBTI, a questão de gênero, etnias, religião, trabalho e imigração.
A marcha de Washington acontece no dia seguinte à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Embora a organização afirme que não se trata especificamente de um protesto anti-Trump, é um chamado a todos aqueles que “são contra a crescente onda de populismo de extrema direta ao redor do mundo”.
O evento, segundo a WMW, é aberto a qualquer pessoa – homens e mulheres (e também a quem não se identifica com nenhum gênero) – que acredita que assegurar os direitos das mulheres é garantir os direitos humanos.
Na América Latina a marcha acontece nas seguintes cidades:
Argentina
Buenos Aires
Brasil
Rio de Janeiro
Colômbia
Bogotá
Medellín
Costa Rica
Cahuita
Monteverde
Potrero
San Jose
Equador
Cuenca
México
Ajijic
Campeche
Chetumal, QR
La Manzanilla, Jalisco
Loreto
Mazatlan
Mexico
Mérida, Yucatán
Oaxaca de Juarez
Paseo
Playa del Carmen
San Miguel de Allende
San Pancho
Todos Santos
Tuxtla Gutierrez
Zihuatanejo
Peru
Chiclayo
Miraflores, Lima
Os horários e a lista completa das cidades podem ser consultados no site do WMW.
Fonte: Womensmarch.com
Imagem: Womensmarch.com