Morre Emma Morano, a mulher mais velha do mundo
Desde a semana passada, o século XIX passou definitivamente a ser história. Já não restam mais testemunhas que possam relatar suas experiências desse século. A mulher mais velha do mundo morreu. A italiana Emma Morano, última sobrevivente dos anos 1800, faleceu em seu apartamento em Verbania aos 117 anos, segundo a imprensa italiana.
Morano nasceu em 29 de novembro de 1899. “Ela teve uma vida extraordinária e lembraremos sempre sua força para seguir em frente”, afirmou a prefeita de Verbania (norte da Itália) aos meios de comunicação.
Emma era a mais velha de oito irmãos e foi casada com um marido abusivo. Um dos motivos aos quais Emma atribuiu sua longevidade foi sua decisão de abandonar o marido depois de seu bebê morrer com apenas seis meses de idade. “O casamento nunca foi saudável”, ela disse uma vez.
Após sua separação, Emma Morano se apaixonou por um rapaz que morreu na Segunda Guerra Mundial. Depois, nunca mais teve interesse em se casar com outra pessoa.
Em seu último aniversário, Emma compartilhou os segredos de sua longevidade. Além da personalidade independente, Emma afirmou que sua dieta (comer três ovos diariamente – dois deles crus) e o fato de rir muito a proporcionaram uma vida saudável e única.