Ministro indiano recomenda que turistas não usem saias para evitar estupros
O governo indiano está numa saia justa desde que anunciou a implantação de uma cartilha para turistas com orientações polêmicas para quem visita o país.
Entre as recomendações anunciadas pelo ministro da Cultura e do Turismo Mahesh Sharma estão algumas específicas para a mulheres como não usar saias, evitar sair à noite sozinha em cidades pequenas e fotografar a placa do táxi em que andarem e enviar a imagem a um conhecido.
"Para sua própria segurança, as turistas mulheres não deveriam usar vestidos curtos e saias. A cultura indiana é diferente da ocidental", afirmou Sharma durante um evento em Agra, cidade do palácio Taj Mahal, no norte da Índia.
Segundo o jornal The Guardian, o kit foi lançado depois que o país observou uma queda no número de turistas mulheres por conta do alto número de estupros registrados.
O ministro foi alvo de críticas por suas palavras e se defendeu dizendo que não teve a intenção de dizer às pessoas o que elas devem vestir, mas informou que na Índia há diferentes credos religiosos.
Muitos também criticaram o governo, que prefere implantar uma cartilha polêmica em vez de investir na segurança da sua própria população e de quem visita o país.
Fontes: G1, The Guardian
Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock.com