Inicio

INFIÉIS COM CAUSA

Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
INFIÉIS COM CAUSA-0

“Não é o que parece, eu posso explicar!”. Quantos homens e mulheres já pronunciaram essas palavras ao serem descobertos sendo infiéis a seus parceiros? Porém, somente nós podemos explicar essa atitude… cientificamente!

Pesquisadores das universidades de Cambridge e Montpellier realizaram uma investigação para determinar as causas da infidelidade feminina, utilizando como objeto de estudo os chimpanzés.

As fêmeas de chimpanzés eram infiéis? Sim, mas por uma boa causa: proteger suas crias dos machos dominantes da espécie, que matavam os pequenos chimpanzés gerados por outros. Ao copular com diferentes machos, eles se viam incapazes de determinar quais eram as suas crias e quais pertenciam a outros. Assim, as primatas astutas salvavam a vida de seus adoráveis recém-nascidos. Os pesquisadores Dieter Lukas e Elise Huchard afirmam que é provável que os antepassados da mulher moderna tenham usado esse mesmo método para proteger seus descendentes. Segundo o estudo, a monogamia também era utilizada para esses fins, mas sem tanto sucesso: a maioria dos primatas preferia a variedade.

Portanto, em se tratando de infidelidade, a ciência está do nosso lado: longe de ser uma atitude condenável e inaceitável, como é considerada atualmente, ela é, na verdade, um ato de amor e instinto maternal… Bom, ao menos era, há algumas centenas de milhares de anos.

Você acredita que nossos comportamentos podem ser explicados cientificamente? Se quiser conhecer mais sobre os mistérios da conduta humana, não deixe de assistir Necessary Roughness, Toda Terça, às 22h30.