Inicio

As incríveis aventuras de J.K. Rowling

Momento Lifetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
As incríveis aventuras de J.K. Rowling-0

Magia, feiticeiros, espíritos e criaturas fantásticas habitam o universo apaixonante de Harry Potter. E a história de vida de sua criadora, J.K. Rowling, não fica para trás – quer conhecê-la?

 

Joanne Rowling nasceu em Gloucestershire, na Inglaterra, e começou a escrever desde pequena. Durante uma viagem a Londres, depois de terminar seus estudos na universidade, veio-lhe à mente a ideia de uma escola de magia e, imediatamente, ela colocou a mão na massa, esboçando os primeiros capítulos do que seria o fenômeno internacional de Harry Potter.

 

Mas nem tudo foi tão fácil: nessa época, Joanne teve que enfrentar a morte da sua mãe, que lutava há 10 anos contra uma terrível doença. Embora a experiência tenha lhe possibilitado acrescentar mais profundidade às suas histórias, no início, afetou significativamente seu trabalho.

 

No princípio da década de 90, ela se mudou para Portugal. Lá, conheceu o jornalista Jorge Arantes, com quem teve uma filha: Jessica Isabel. Mas, em pouco tempo, ela foi obrigada a fugir porque sofria violência doméstica, chegando até a pedir uma ordem de restrição.

 

Joanne viajou para a Escócia, onde ficou sem emprego, tendo que sustentar e cuidar de um bebê somente com o dinheiro da segurança social. Todos os dias, ela tinha que lidar de perto com a pobreza, contando moedas para comprar comida e até mesmo roubando fraldas para a sua filha.

 

Como se isso não fosse suficiente, ela sofreu uma depressão clínica que a levou a considerar a ideia do suicídio. No entanto, a mulher corajosa não baixou os braços e decidiu tirar o máximo de proveito de sua difícil situação. Seu ritual diário consistia em se sentar em uma cafeteria e, depois de colocar sua filha para dormir, escrever até se cansar.

 

Atualmente, é difícil acreditar que “Harry Potter e a Pedra Filosofal” tenha sido recusado por 12 editorias. Inclusive, quando o presidente da Bloomsbury, por recomendação de sua filha de 8 anos, decidiu publicá-lo, ele pediu à autora que utilizasse um pseudônimo, já que preferia manter em segredo o fato de ela ser uma mulher.

 

O seu sucesso de venda foi avassalador, e a escritora se tornou a primeira pessoa a lucrar 1 bilhão de dólares somente com a literatura. Mas suas conquistas econômicas não se comparam à sua imensa fortuna criativa: sete romances de Harry Potter com suas respectivas versões cinematográficas e a recém-nascida saga de filmes baseada no seu livro “Animais Fantásticos e Onde Habitam”.

 

Quanto da vida pessoal da autora você acredita que existe na obra de J.K. Rowling?

 


IMAGEM: landmarkmedia / Shutterstock.com