Histórias de Anita
A história da escritora Anita Diamant poderia ter sido a de um de seus personagens. Para se transformar na grande autora de best-sellers que é hoje, ela teve que superar muitos obstáculos e também muitas profissões.
Filha de sobreviventes do Holocausto, inicialmente ela quis ser atriz, mas acabou mudando seu rumo. Passou por todos os tipos de atividades: docência, poesia e até jornalismo esportivo!
Como jornalista, aos poucos foi abandonando o esporte e começou a escrever sobre temas relacionados ao judaísmo. Com o tempo, passou dos textos jornalísticos aos livros de não ficção. Todo esse longo caminho lhe permitiu, aos 40 anos, que se dedicasse à sua paixão: a literatura.
Será que ela sabia que seu primeiro romance, “The Red Tent” (A Tenda Vermelha, na versão brasileira), causaria tanta controvérsia? O best-seller abre nossos olhos para um mundo que não costumamos ouvimos falar: os rituais e crenças das mulheres da antiguidade, o que sentiam e pensavam, e o que não podia ser dito.
Porém, para chegar a esse resultado, a ousada escritora teve de recorrer à sua grande imaginação e preencher as lacunas dos relatos bíblicos, nos quais quase não há menção a esses cativantes personagens femininos.
Anita, então, recebeu duras críticas por parte de alguns grupos religiosos, que afirmavam que ela havia tomado liberdades excessivas na hora de adaptar e modificar a história bíblica. A autora foi acusada de blasfemar contra as Escrituras Sagradas, por causa de suas alterações de elementos-chave de sua história.
O que despertou a ira em alguns foi motivo de fascínio para outros. E Anita foi adiante na sua exploração de temas polêmicos e tabus relacionados ao difícil papel ocupado pela mulher na sociedade.
Depois de “A Tenda Vermelha”, ela publicou mais quatro romances de ficção: “Good Harbour”, “The Last Days of Dogtown”, “Day After Night” (Dia Após Noite, na versão brasileira) e “The Boston Girl”.
Ao criar uma ficção, você acha que qualquer tema pode ser adaptado e modificado? Ou acredita que algumas histórias devem permanecer fiéis aos fatos? Não perca a incrível série The Red Tent, baseada no romance dessa polêmica escritora.
Fonte de las imagens: https://www.facebook.com/anitadiamantredtent
A utilização da(s) imagem(s) está(ão) de acordo com os termos de uso deste serviço/provedor.