A história da Billboard
Para obter sucesso na indústria musical, algumas coisas não podem faltar: talento, atitude e, claro, um lugar nas paradas da Billboard. Essa revista prestigiada apresenta há décadas o que há de maior destaque na música e na cultura popular, trazendo consigo uma história longa e surpreendente. Quer conhecê-la?
Embora seja difícil de acreditar, as origens da Billboard remontam ao final do século XIX. Fundada por William Donaldson e James Hennegan, no início, era uma revista especializada em cartazes e anúncios publicitários. Somente anos depois que se voltou à indústria do entretenimento, cobrindo eventos como feiras, circos e carnavais.
Com o surgimento e a popularidade crescente de invenções como o fonógrafo e o jukebox, a Billboard começou a focar na música, dando os primeiros passos para se tornar uma das revistas especializadas mais importantes do mundo.
As paradas da Billboard tiveram sua estreia na década de 40. Desde então, músicos dos gêneros e estilos mais diversos deram de tudo para chegar às primeiras colocações. Entre os mais populares, estão os Beatles, que detêm o recorde de 20 músicas no primeiro lugar. Seguindo-os de perto estão Michael Jackson e a incrível Mariah Carey, com 18 músicas cada um.
Com o lançamento de “Bad” (1987), Michael Jackson se consagrou como o músico com o maior número de canções em um único álbum a chegar ao primeiro lugar da Billboard Hot 100. Porém, depois de 20 anos de reinado, foi alcançado por outra figura consagrada do pop: ninguém menos que Katy Perry.
Após o sucesso das paradas, vieram os prêmios. O Billboard Music Awards e o Billboard Latin Music Awards tiveram sua estreia em 1989 e 1990, respectivamente. E, no ano de 2007, começou a ser celebrado também o Billboard Women in Music Awards, destinado às artistas mais talentosas e originais, que, com sua dedicação e trabalho, não só contribuíram para o crescimento da indústria, mas que também inspiram muitas mulheres que querem entrar para o mundo competitivo da música.
Quais dos seus artistas favoritos chegaram ao topo das paradas da Billboard?
IMAGEM: Wikimedia Commons