Férias das férias
Não é que eu não goste de passar dias e dias com os filhos, não é isso. Mas eu nasci para ser mãe, não monitora. Ficar para lá e para cá com os meninos à tiracolo, inventando coisas e mais coisas para fazer, brincar disso e daquilo é muito legal num feriado. Por dois meses cansa. Por isso que eu digo: a gente precisa de férias das férias, mas nunca férias dos filhos.
Fizemos três viagens nesses últimos meses: uma que só tinha adultos, outra eu com eles (sozinha) por 10 dias e a última para uma casa su.per.le.gal, com crianças, mas que choveu quase o tempo todo! Já entendeu que eu me virei em 30 para entreter essa molecada, né? Não foi chato, mas é meio frustrante para a gente, que planeja tudo com antecedência, ver a carinha deles quando não estão radiante. Então eu não parei.
Por outro lado, nunca passamos tanto tempo junto. Aprendendo a criar no ócio. Inventando jogos, brincadeiras, rodas de leituras e novas histórias criadas na hora (os meninos adoram isso!). Nunca liberei tanto um Netflix na vida e não me senti nada culpada por isso.
Jogamos jogos de tabuleiro, tomei cerveja sozinha, saímos para jantar a três (“duas águas e uma caipiroska, por favor!”) e descobri que o filho mais velho é um excelente companheiro. Para mim e para o irmão. Deleguei sem dó: “eu faço a comida, você dá banho.”
Botei pra dormir na hora e me permiti varar a madrugada entre filmes, livros e vinhos. Bati muito papo com eles, inventamos teorias para o medo do quarto escuro, para o xixi noturno, para o descongelar do sorvete.
Olhando assim, a gente fez foi coisa. Por isso estou tão cansada. Mas vejo os meninos felizes, mesmo ao som dos meus chiliques e ameaças emocionais de por um fim em tudo. No fim a gente riu de tudo. E não me senti monitora. Isso para mim foi uma novidade.
E, de volta, enquanto eu comprava material escolar pensei: falta muito para as próximas férias com essas criaturinhas? Até olhar o meu reflexo de relance num espelho do shopping: “menina, você está o pó!” Estou mesmo. Preciso de férias das férias, mas não férias dos filhos.
Partiu volta às aulas!
Partiu dayspa!
Nanna Pretto é jornalista, baiana, casada com paulista e mãe de dois meninos.
É autora do blog Dica de Mãe, que deu origem ao livro “101 coisas que você precisa fazer com seus filhos antes que eles cresçam”. É corredora há mais de 15 anos e tenta fazer da ioga e do ballet um hábito. Ama seriados, reality shows e reprises de filmes.
FACEBOOK: dicademae / nannapretto
INSTAGRAM: @nannapr | TWITTER: @dica_de_mae