Epidemia de obesidade no Brasil é alarmante, afirma estudo
Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde (ANS) mostra que o número pessoas com excesso de peso e obesidade no Brasil continua a crescer em ritmo alarmante.
O levantamento, feito em 2016, revela que o percentual de adultos com excesso de peso passou de 46,5% para 53,7% - um aumento de 15,5% em relação a 2008. Já entre aqueles que sofrem de obesidade, o percentual subiu de 12,5% para 17,7% - um aumento de 41,6%.
Se continuarmos nesse ritmo, em menos de uma década teremos a mesma proporção de obesos que os Estados Unidos – que hoje têm o maior número de pessoas acima do peso no mundo.
Por todo o planeta, quase dois bilhões de pessoas sofrem desse problema.
Para muitos especialistas, a cirurgia bariátrica é uma das soluções. No Brasil, a procura por esse procedimento cresceu cerca de 20% nos últimos dois anos. Hoje, são feitas mais de 100 mil intervenções por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.
Mas também temos boas notícias. O estudo apontou que a proporção de fumantes caiu de 12,4% para 7,3% e a de pessoas sedentárias caiu de de 19,2% para 14,2%. Ah, o consumo de frutas e hortaliças aumentou de 27% para 30,5%!
Em FIT TO FAT TO FIT, 10 personal trainers vão comer o que um americano com excesso de peso come e depois vão tentar perder tudo de novo, junto com seus clientes sedentários. Toda terça, às 22h.
Fonte: JC Online
Imagem: Shutterstock